Nascida na favela de Água Santa, subúrbio de Engenho de Dentro, no Rio de Janeiro, Elza participou de um show de calouros apresentado pelo renomado músico brasileiro Ary Barroso, e recebeu as maiores notas. No fim da década de 50, Elza Soares fez uma turnê de um ano pela Argentina juntamente com Mercedes Batista.
Ela se tornou popular com sua primeira música "Se Acaso Você Chegasse", na qual introduziu o scat à la Louis Armstrong, adicionando um pouco de jazz ao samba. Mudou-se para São Paulo, onde se apresentou em teatros e casas noturnas. A voz rouca e vibrante tornou-se sua marca registrada. Após terminar seu segundo LP, A Bossa Negra, Elza foi ao Chile representando o Brasil na Copa do Mundo da FIFA de 1962. Seu estilo "sapeca" e exagerado fascinou o público no Brasil e exterior.
Nos anos 70, Elza fez turnê pelos Estados Unidos e Europa. Sua carreira remonta mais de 40 anos. Em 2000, ela foi premiada como "Melhor Cantora do Universo" pela BBC em Londres, quando se apresentou num concerto com Gal Costa, Chico Buarque, Gilberto Gil, Caetano Veloso e Virgínia Rodrigues. No mesmo ano, ela fez uma séria de shows de vanguarda dirigidos por José Miguel Wisnik no Rio de Janeiro.
Elza Soares teve inúmeras músicas no topo das listas de sucesso no Brasil ao longo de sua carreira; alguns dos maiores sucessos incluem: "Se Acaso Você Chegasse" (1960), "Boato" (1961), "Cadeira Vazia" (1961), "Só Danço Samba" (1963), "Mulata Assanhada" (1965) e "Aquarela Brasileira" (1974).
Alguns dos álbuns de Elza foram relançados em versões remasterizadas de CD: de 1961 - A Bossa Negra (contendo seu maior sucesso no ano, "Boato") e de 1972 - com uma grandiosa banda, Elza Pede Passagem (produzida por Dom Salvador), sendo dois dos seus mais aclamados trabalhos. Elza Pede Passagem não foi de tamanho sucesso quanto seus lançamentos anteriores quando lançados originalmente no Brasil; no entanto, é considerado um clássico e representante do som "samba-soul" do início dos anos 70.
Em 2002, seu álbum Do Cóccix Até O Pescoço lhe garantiu uma indicação ao Grammy. O álbum recebeu críticas estupendas da imprensa da música e divulgou uma espécie de quem é quem de artistas brasileiros que colaboraram com ela; Caetano Veloso, Chico Buarque, Carlinhos Brown e Jorge Ben Jor para exemplificar alguns. O lançamento impulsionou numerosos e bem-sucedidos tours pelo mundo.
Fontehttp://pegacifras.uol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário