Maria Lopes e o Aniversariante do Dia.
O Dia Mundial do Café é celebrado em 14 de abril.
O Dia Mundial do Café é celebrado em 14 de abril. A data comemorativa chama a atenção para a importância do comércio justo e da sustentabilidade na produção cafeeira. O café é a segunda bebida mais consumida no mundo, perdendo apenas para a água.
No Brasil, esse grão é um produto de grande relevância econômica e é um dos principais itens da pauta de exportação do país. Além disso, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), o Brasil é o segundo maior consumidor de café do planeta.
Quais são os benefícios do café para a saúde?
Diversas pesquisas ao redor do mundo estudaram os benefícios do café para a saúde. Algumas delas foram realizadas por laboratórios das universidades de Southampton e Edimburgo, no Reino Unido.
As evidências destacaram que o consumo ideal de café pode trazer benefícios, como:
- pode ajudar no emagrecimento;
- melhora o desempenho físico;
- alívio do estresse;
- faz bem para o cérebro;
- auxilia na digestão;
- reduz dores de cabeça;
- tem efeito anti-inflamatório;
- ajuda a melhorar sintomas respiratórios;
- reduz as chances de problemas cardiovasculares;
- contribui para memória e foco;
- contribui para a longevidade.
De acordo com um artigo publicado no periódico científico PNAS, não há indícios de que o consumo diário moderado de café seja prejudicial para pessoas saudáveis. No entanto, é preciso controlar a quantidade consumida, pois o excesso pode desencadear efeitos indesejados, como: insônia, dor de estômago, sensação de irritabilidade e batimentos cardíacos irregulares.
Por enquanto não há consenso sobre a quantidade máxima de café que deve ser ingerido por dia. Mas o recomendado é consumir, no máximo, cerca de 300-400 mg de cafeína (até 4 xícaras por dia).
Ainda assim, é importante observar a tolerância que cada organismo tem à cafeína. Além disso, é importante também evitar adicionar grandes quantidades de açúcar, pois isso pode neutralizar alguns dos benefícios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário