Hoje é dia de recordar a única escritora que se tornou multimilionária, considerada uma das pessoas mais poderosas do mundo. J. K. Rowling, que viveu em Portugal, nasceu a 31 de julho.
J. K. Rowling nasceu em Yate, Inglaterra, a 31 de julho de 1965 é uma escritora de ficção britânica e notabilizou-se pela premiada série Harry Potter, que se tornou num fenómeno, quer na literatura, quer no cinema.
Ainda criança, Joanne Rowling alimentava o vício de ler contos como de aventuras. Inspirada por grandes autores, desde muito jovem que decidiu ser escritora.
Ao contrário do que se possa imaginar, J. K. Rowling teve de enfrentar grandes dificuldades até atingir a fama como escritora, passando-se longos anos até que ‘Harry Potter e a Pedra Filosofal’ fosse colocado nas livrarias. O seu agente literário Christopher Little cumpriu um papel fundamental, nesta persistente luta pelo sucesso, sendo que, desde então, Rowling escreveu os outros seis livros que a tornaram rica.
Através da escrita, esta autora de reconhecido talento pôde contribuir para diversas causas: a pobreza e as discrepâncias sociais. J. K. Rowling colocou a sua riqueza ao serviço dessas lutas, que sempre foram suas.
Os seus livros foram traduzidos para 64 línguas. Rowling vendeu mais de 400 milhões de cópias em todo o mundo e conseguiu uma fortuna avaliada em quase mil milhões de euros. A Forbes salientou um feito desta escritora, em 2004: foi a primeira pessoa a tornar-se multimilionária a escrever livros…
J. K. Rowling tem uma ligação com Portugal, onde viveu, no Porto, quando foi contratada para dar aulas de inglês, no Encounter English. Com outras duas outras professoras, Jill Preweet e Aine Kiely, mulheres a quem foi dedicado o terceiro livro, ‘Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban’, costumava divertir-se na discoteca ‘Swing’, até que uma relação tempestuosa acaba por antecipar o regresso ao seu país.
A sua vida é marcada por uma grande intensidade na escrita, tão intensa como as personagens que cria. Em 2012 J.K. anuncia um novo romance destinado ao público adulto, chamado ‘The Casual Vacancy’, livro diferente de Harry
Potter.http://www.ptjornal.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário