Mirabeau Pinheiro
31/7/1924 Alegre, ES7/10/1991 Niterói, RJ
Iniciou a carreira artística como baterista de boates. Na mesma época já começava a compor. Autor de grandes sucessos gravados, principalmente nos anos 1950, entre eles a marcha "Cachaça", com versos como: "Você pensa que cachaça é água...", parceria de Lúcio de Castro, Heber Lobato e Marinósio Filho, lançada por Carmen Costa e Colé em 1953 na Copacabana. A música, segundo Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello "deflagrou um ciclo etílico de marchinhas que imperaria nos carnavais seguintes". Nesse mesmo ano, Carmen Costa, cantora que o lançou, gravando cerca de 30 músicas suas, gravou na Copacabana o samba "Defesa", com Vital de Oliveira e Jorge Gonçalves e o samba-canção "Resposta".
Em 1954, Carmen Costa lançou o samba-canção "Quase", pela Copacabana, que passou meses a fio entre os discos mais vendidos do ano e que foi sequência direta e cronológica de "Cachaça", do ano anterior. Em 1955, Carmen Costa lançou a marcha "Tem nego bebo aí" também pela Copacabana, grande sucesso carnavalesco do ano, e que foi escolhida por um júri reunido no Teatro João Caetano como um das dez mais populares marchas do carnaval daquele ano. Chegou a esboçar uma polêmica com o compositor Ataulfo Alves, que havia composto o samba "Pois é". A pedido de Carmen Costa, fez o samba - resposta "A morena sou eu". A polêmica, contudo, não prosperou, apesar das investidas da dupla Carmen Costa - Mirabeau.
Presto Homenagem aos que já se foram por crer que sempre ficam as pegadas de quem passa pela Face da terra. Mirabeau Pinheiro foi um dos brasileiros que colaborou par a divulgação de nossa música, onde crer que esteja receba o nosso muito obrigada.Parte do texto extraido:http://www.dicionariompb.com.br Carmem Costa & Colé - Cachaça ( marchinha de carnaval - 1953 )Composed by Heber Lobato, L. de Castro and Mirabeau. Pic.: Carnaval (Di Cavalcanti). Casinha da Marambaia com Carmem Costa Linda Batista - Risque (1953) Elza Soares