Hoje, mais um dia feliz e especial em nossas vidas é

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Antoine Laurent Lavoisier é o Aniversariante de Hoje 26 de agosto

26/8/1743
Talvez uma das sentenças mais comentadas no mundo da química seja a célebre frase “Na Natureza, nada se perde e nada se cria, tudo se transforma.” Escrita de modo poético, essa frase aborda um dos princípios de edificação da química moderna: a lei de conservação de massa. De acordo com a mesma, o que mais tarde viria a ser aplicado analogamente à energia, a matéria está sujeita a constantes transformações, mas jamais à destruição ou criação. Ou, em uma linguagem mais técnica, a massa dos reagentes é sempre igual à dos produtos, em uma transformação de qualquer natureza.
lavoisierO primeiro cientista a anunciar esse princípio foi Antoine Laurent Lavoisier (1743-1794), considerado hoje o grande precursor da química moderna. Lavoisier era proveniente de uma importante e abastada família francesa, herança que o proporcionou a estrutura necessária para a realização de suas pesquisas. “Ao jovem Antoine Laurent Lavoisier cabe o mérito da introdução do novo método na experimentação química. Gênio versátil, filho de rica família, Lavoisier cedo ficaria órfão de mãe. O pai e a tia, que o educaram, preferiam que ele estudasse Direito, e o encaminharam ao Colégio Mazzarino. Ao passar para a universidade, o interesse pela ciência prevaleceu. Era o começo de uma revolução dos métodos científicos1.
Lavoisier ficou amplamente conhecido por suas contribuições na conservação da matéria e por sua refutação à teoria flogística da combustão, predominante na época. Isso fora possível por meio de seus trabalhos, e posterior descoberta, e nomenclatura, do elemento oxigênio. Além disso, descobrira a composição química da água, formada por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio. Dessa forma, acabaria também refutando a teoria de Tales de Mileto, a qual afirmava que a água era um dos quatro elementos dos quais todas as demais substâncias derivariam.
Na verdade, atribui-se a descoberta do oxigênio a Lavoisier, entretanto, o elemento químico fora realmente identificado por Lavoisier, mas o gás oxigênio foi apenas melhor compreendido em relação às suas propriedades físicas e químicas, o que viria a conformar a dependência desse gás nos processos da combustão e da calcinação.
Lavoisier também participou efetivamente de trabalhos que viriam a compreender melhor outros elementos químicos, como o nitrogênio. O nome nitrogênio significa “...azoto, e quer dizer ‘sem vida’. Este nome, sugerido por Lavoisier, designava um novo elemento, até então conhecido como ‘ar mefítico’. O ar mefítico havia sido descoberto em 1722, quando Priestley, queimando corpos em vasos fechados, verificou que, exaurido o oxigênio do ar, restava ainda um gás inerte junto ao gás carbônico. O gás recém descoberto não ativava a combustão e não podia ser respirado; era, portanto, alheio à vida”1.
Lavoisier acabara se envolvendo na coleta de impostos francesa, o que o levaria à morte em praça pública na guilhotina, durante a Revolução Francesa, fazendo-o interromper alguns trabalhos na área de fisiologia, envolvendo a respiração e a transpiração.
Referências:
1. http://www.fem.unicamp.br/~em313/paginas/person/lavoisie.htmFELTRE, Ricardo; Fundamentos da Química, vol. Único, Ed. Moderna, São Paulo/SP – 1990.
RUSSELL, John B.; Química Geral vol.1, São Paulo: Pearson Education do Brasil, Makron Books, 1994.

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Selo em Homenagem a Coco Chanel "A aniversariante de Hoje"!

Selo em Homenagem a Coco Chanel, "A aniversariante de Hoje"!

Nasceu em 19 de Agosto de  1983

Leve o Selo para seu blog!

Obrigada por sua visita. Maria Lopes.

Participe você também.
http://world-directory-sweetmelody.blogspot.com.br/

A inovadora da moda feminina a estilista francesa Coco Chanel nasceu em 19-8-1883.

O nome de Chanel, símbolo de elegância feminina e de luxo, perdura presentemente nos perfumes criados por ela (em particular, o célebre Chanel nº 5, 1920) e no ateliê de alta-costura que desde 1983 é dirigido por Karl Lagerfeld. Em 1914, Coco Chanel, cujo verdadeiro nome era Gabrielle Chasnel, inaugurou uma chapelaria em Paris e, pouco depois, já havia se tornado uma das estilistas de moda de maior sucesso, fato que se deve ao seu estilo peculiar, que revolucionou a imagem feminina. Seus cortes de cabelo à garçon (cabelos curtos, como o dos homens) marcaram a tendência da época. No decorrer da Primeira Guerra Mundial, utilizou tecidos pouco usuais na moda, como o jersey, para confeccionar vestidos práticos e amplos, criados para serem usados sem corpete. Em 1918, criou os primeiros pijamas para senhora. De 1919 a 1939, dirigiu um salão em Paris, que em 1954 foi reinaugurado com a apresentação de um vestido confeccionado em tweeddebruado, marca típica do look Chanel.

http://educacao.uol.com.br/biografias/coco-chanel.jhtm

Imagem: http://benditabf.com.br/2014/06/21/camisa-feminina/

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Aos Aniversariantes do Mês de Agosto.

Saúde
 Amizades
 Paz
Felicidades
União
Amor
Alegrias 
Sonhos
Realizações






Feliz Aniversário




Alguma coisa está acontecendo,
olhei para o céu, cadê as estrelas???
o sol sumiu;
a lua partiu.........

Sumiram as rosas dos jardins,
Sumiram os peixinhos do mar,
E vento deve estar soprando em outro lugar......

Em busca de ajuda,
procurei os anjinhos,
e nem eles consegui encontar.
Quando de repente um deles,
eu vi tentando escapar.......

Não exitei, e fui logo perguntando:
Anjinho, anjinho: -O que está acontecendo???
E o anjinho mesmo que apressado,
respondeu ao meu chamado:
-Meu rapaz, você não tem do que se preocupar,
todos saíram para comemorar,
o aniversário da pessoa mais linda.......deste lugar......
Fernando Finatti
Imagem do Bolo> http://am-cia.flogbrasil.terra.com.br/foto18169085.html

AGOSTO PODE SER O MELHOR MÊS DO ANO

          AGOSTO PODE SER O MELHOR 



                   MÊS DO ANO




Chegamos a Agosto. Como você convive com as crenças populares? Agosto com desgosto não é apenas uma rima?
 Foram os romanos quem deram este nome ao oitavo mês do ano, uma homenagem ao imperador Augusto.Naquela época, já acreditavam no mau agouro deste mês, período em que uma criatura horripilante cruzava os céus da cidade expelindo fogo pelas ventas. Com todo o respeito aos antepassados, esta crença deve ter sido criada, porque por algum motivo, não era conveniente que as pessoas estivessem nas ruas naquele mês, afinal o suposto ser, com todos os seus poderes, se existisse, poderia cruzar os céus a qualquer momento.
 As mulheres portuguesas, perto dos anos 1500, não casavam nunca no mês de agosto, pois nesta época os navios das expedições zarpavam à procura de novas terras. Casar em agosto significava ficar só, sem lua-de-mel e, às vezes, até mesmo viúva. Os colonizadores portugueses trouxeram esta crença para o Brasil. Observem que as Crenças Populares ou não, são informações desatualizadas, que de certa forma, ficam gravadas no inconsciente coletivo, como verdades incompletas, assimiladas pela repetição de determinadas frases. Se você vai casar em agosto e está preocupada com o desgosto, certamente não é porque seu futuro marido vai fazer uma expedição em alto mar e pode não voltar.
 Os navegadores portugueses, casados ou não, zarpavam em agosto, porque ele é o mês dos ventos. Elemento indispensável para os barcos da época. Hoje não precisamos evidentemente nos preocupar com o assunto.
 Entre outras inúmeras utilidades do vento, que foi o único propulsor de energia durante séculos e hoje é reconhecidamente usado como energia Eólica (relativo a Éolo, deus dos ventos na mitologia grega), com significativa importância na economia financeira, Se você mudar o foco de atenção, vai observar que:
 - os ventos nesta época promovem a Anemofilia (polinização das flores pela ação dos ventos). O Vento promove o amor, a reprodução e a subsistência das flores.
 os ventos ajudam as folhas a caírem das árvores. Por que as folhas das árvores caem nesta época?
Trata-se de uma estratégia das plantas para se proteger do frio, reduzindo ao máximo seu gasto de energia."Quando chega o outono e os dias começam a ficar mais curtos, a natureza está sinalizando às árvores que chegou o momento de modificar algumas de suas características", afirma o biólogo Gilberto Kerdauy, da USP. 
 Com menos luz solar, a primeira alteração é parar de produzir clorofila, a substância responsável pela absorção do gás carbônico e sua transformação em carboidratos, usados na geração de energia para a planta. Com a diminuição da clorofila, as folhas das árvores tornam-se amareladas ou avermelhadas. A planta começa, então, a produzir um hormônio chamado ácido abscísico. Ele se acumula na base da haste das folhas, o pecíolo, matando as células daquela região. O pecíolo acaba se rompendo e a folha cai, sem precisar mais ser alimentada pela árvore, que pode, então, usar essa energia para seu próprio aquecimento. 
Fonte:http://mundoestranho.abril.com.br/
A poda das plantas : Os meses do Inverno não têm a letra "R". Este ciclo começou em Maio e termina em Agôsto.
Aprendi esta técnica como minha Tia Leonor, que reserva a este período a arte de podar suas lindas plantas, principalmente as roseiras.
 Esta minha Tia querida, teria muitos motivos para chorar neste período. Fatos muito desagradáveis aconteceram em nossa família no inverno, em anos passados. 
Ela, todavia, com toda a sua energia e positivismo, ajuda a quem lhe pede, podar roseiras, que segundo uma crença familiar, crescem e encantam durante toda a primavera.
 Mudar o foco em nossas vidas é de fundamental importância: 
Você já pensou como reclamamos de tudo e de todos? No inverno é difícil acordar e tomar banho. No verão transpiramos demais e precisamos tomar muitos banhos por dia. 
Será que é só da temperatura que reclamamos tanto? Que tal começarmos neste inverno a mudar o foco de nossa atenção e valorizar o nosso tempo, nosso espaço, nossa vida.
 Observe como está seu foco de atenção:
- No inverno você não tem disposição para nada?
- No inverno há mais dificuldade para emagrecer, visto que se come mais?
- No inverno você não tem disposição para sair e encontrar amigos e parentes?
 Você já pensou, que estas crenças podem estar impedindo o sucesso em sua vida?
Você prefere ficar como está? Nada errado nessa decisão ela é apenas sua. Mas....
 Que tal mudar o foco da crença sobre o inverno, considerando que ele seja a preparação para a chegada da Primavera.
 É tempo de mudar a terra, colocar vitaminas e fortificantes, limpar a superfície onde as mesmas estão plantadas, tirar as últimas folhas secas, dar a elas estímulo e carinho. Deixar enfim o vento realizar o milagre da vida, qual macho ávido por garantir a reprodução da espécie. Se você prestar atenção, vai ouvir os sons do amor em forma de ação.
É a preparação para a primavera e suas flores. 
É tempo de renovação. 
O inverno tem esta magia, nos prepara para os possíveis.
 Se a terra não estiver bem preparado(a), a primavera não fará seu papel.
Assim é nossas vidas. 
Como está o inverno em sua vida? 
Como você vai receber a primavera? 

Elza Conte

Namastê Shalom
http://amigosdaluz.ning.com/blog